domingo, 29 de maio de 2011

Exclusivo: Pauderney Avelino(DEM) alerta para outras ameaças contra o Pólo Industrial de Manaus


O deputado federal Pauderney Avelino, em entrevista exclusiva ao Manoreporter, diz que o povo do Amazonas, apesar de ordeiro, não pode ficar calado diante de tantas pauladas que o Estado vem sofrendo por parte do governo federal. A mais golpe contra a Zona Franca de Manaus deve ser concretizado semana que vem, com a edição de medidas que atingem diretamente a produção de jogos eletrônicos, à exemplo dos tablets.

Por: Sérgio Costa

1 - Deputado, o Sr. vê alguma ameaça ao Pólo Industrial de Manaus na Medida provisória 534, dos Tablests?

R - Sim. Vejo ameaça porque ela introduz um novo produto na lei que desonera PIS e COFINS, ou seja, a MP 534 traz alíquota zero dessa contribuição e isso tem repercussões. Acho também que dificilmente alguma empresa se instalaria em Manaus com o Processo Produtivo Básico, sendo que a empresa produtora do bem final ficaria em São Paulo. Temos que buscar compensações para produzir este produto aqui. Um dessas compensações seria reconhecer o crédito do IPI para produtos intermediários e assim termos condições de produzir partes e peças para o tablet. Montar uma plataforma de equipamentos de informática melhorando nossa infra-estrutura, concedendo incentivos fiscais e tributários, principalmente neste momento em que o governo federal está desonerando outros estados e criando entraves para Pólo industrial de Manaus.

2 - O vereador Hissa Abrahão entrou com uma ação na procuradoria da republica contra a medida, o Sr. vai tomar alguma posição?


R - Essa medida não tem efeito prático nenhum. É uma ação pra fazer barulho. O que temos que fazer é resgatar as prerrogativas constitucionais da ZFM. A bancada do AM e o governador apoiaram a Dilma nas Eleições 2010, com exceção de mim que não pedi votos pra ela. O Lula fez mal à ZFM e a Dilma já está fazendo muito mal também, mas as pessoas pensam o contrário. Volto a dizer que temos que buscar é o resgate das prerrogativas constitucionais da ZFM, nem que pra isso, tenhamos que ir ao Supremo Tribunal Federal.

3 - O Ministro Aluizio Mercadante descartou praticamente a cidade de Manaus como sede da Foxconn. É mais uma ação contra Manaus?

R - Isso é um jogo de cartas marcadas. Quando ele a Dilma foram a China, já foram com intuito de conceder benefícios fiscais para que esta empresa se instalasse na cidade de Jundiaí no estado de São Paulo. Não existe bobo nessa história. Precisamos buscar uma compensação aos danos que estão sendo causados a ZFM. Precisamos ficar atentos, pois vem outra ameaça. Nesta semana foi anunciado pelo governo que os jogos eletrônicos, que são produzidos em Manaus hoje, terão o mesmo tratamento do tablet. Ou seja, é uma paulada atrás da outra e não podemos aceitar isso pacificamente. O povo do Amazonas não merece isso. Vamos brigar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário