Eunice Michiles
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Eunice Mafalda Berger Michiles (São Paulo, 10 de julho de 1929) é uma professora e política brasileira.
Nascida na capital paulista, mudou-se para o município de Maués, no Amazonas, após o casamento, onde ocupou diversos cargos da administração municipal pela sua ligação com a área da educação. Em 1974 foi eleita deputada estadual, cargo que ocupou até 1978.
Todavia, foi em 1979 que Eunice Michiles entraria para a história da política do Brasil ao ser a primeira mulher a ocupar a vaga de senadora da República através de um processo eletivo. A primeira senadora da História do Brasil havia sido a Princesa Isabel, que ocupou o cargo gozando de seus direitos dinásticos.
Michiles concorreu como suplente à vaga pleiteada por João Bosco de Lima, que morreu dois meses após ser eleito senador pelo estado do Amazonas. Assim, Michiles assumiu o cargo e foi a primeira mulher a ocupar tal posto na história republicana.
Somente em 1990 é que seria eleitas mulheres que se candidataram diretamente ao cargo de senadora. Em 3 de outubro de 1990 foram eleitas por voto direto as senadoras Júnia Marise, de Minas Gerais e Marluce Pinto, de Roraima.
Atualmente, Eunice Michiles vive em Brasília e tem quatro filhos, um deles, Darcy Humberto Michiles foi prefeito de Maués e deputado federal pelo Amazonas.
Deputada amazonense é vice-líder do governo Federal na Câmara dos Deputados
Nesta terça-feira (3), quando a deputada federal Rebecca Garcia (PP-AM) estiver participando da reunião do colegiado de líderes do governo, na Câmara dos Deputados, mais um espaço até então ocupado apenas por homens será desconstruído.
Deputada amazonense é vice-líder do governo Federal na Câmara dos Deputados
Será a primeira vez que uma mulher vai ocupar a função de vice-líder do governo Federal na Casa. A deputada Rebecca Garcia informou neste domingo (1) que a convocação para essa reunião foi feita pelo líder do governo na Casa, o deputado federal Cândido Vaccarezza (PT-SP).
Rebecca apenas aguarda a nomeação dela ser publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Vida Política: Mandato
Vida Política: Mandato
Em 2004, quando fundou e se tornou presidente do Centro de Assistência e Desenvolvimento da Mulher – ONG Maria Bonita, Rebecca Garcia percebeu que para realizar projetos que de fato ajudassem as mulheres que buscavam a instituição era preciso um mandato, um cargo político. Então, em 2006, Rebecca foi eleita Deputada Federal pelo Partido Progressista.
Segundo a coluna Opinião do Jornal Amazonas em Tempo, a Dep. Rebecca vai ser tornando a prefeiturável que reúne os melhores apoios para eleição de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário